terça-feira, 12 de novembro de 2013

Exercício vs. Gravidez



Olá futuras mães

Hoje venho falar de exercício durante a gravidez!!



Pois é minhas lindas, a prática de exercício durante a gravidez é fundamental, trás benefícios tanto para mãe como para o bebe!!

Mas como devem saber não deve-se praticar qualquer tipo de modalidade, tem que ser atenção, que uma gravidez implica riscos e cuidados que são necessários!! Também conta muito se já praticava exercício antes de engravidar!! Porque se for uma pessoa do género que raramente praticava desporto, não é depois de engravidar que vai virar atleta, até porque o corpo não está habituado, o que também não é favorável!! Portanto se for uma pessoa que não praticava exercício regularmente, vá com calma e pratique exercícios leve e de impacto leve!!

Se é uma pessoa que tem uma actividade física bastante ativa, claro que deve reduzir o esforço, e ter mais cuidados nos primeiros meses, mas não deve de abdicar de praticar!! Até porque o corpo já está tão habituado que acaba por ser o próprio corpo a “pedir” exercício!!

Vejo pelo meu caso, não praticava desporto todos os dias, mas umas três vezes por semana tirava uma hora por dia, para isso, fazia aulas de grupo (mix de aeróbica, dança, manutenção), e futebol uma vez por semana com as amigas J e ao fim de semana um pézinho de dança, como ando no rancho, ou era ensaios ou atuações!! Portanto não era uma pessoa propriamente sedentária!! E eu confesso gosto muito de desporto, faz bem ao espirito e à mente!!

Mas com a gravidez alterou-se um pouco a rotina!! Futebol está fora de hipóteses, tudo o que seja de muito movimento, dança, aeróbica (o que mais gosto de praticar L), ou seja que cause impacto não é aconselhado!! E eu sinceramente não quis correr riscos porque prezo demais o meu filho!!

Por isso nos primeiros tempos até optei por pouco fazer… entretanto também fui de férias, nem pensei mais no desporto!! Mas quando regressei ao trabalho e á rotina diária, a situação agravou-se um pouco, comecei a ter muitas dores de “costas” ao ponto de não ter posição confortável!! Já estava a desesperar e a pensar que já tinha que ficar de “baixa”!! Foi então que me passou pela cabeça que talvez fosse falta de exercício!! E dada a limitação dos exercícios aconselhados a fazer, optei pela caminhada, vou ser sincera com vocês, eu não considero caminhada um desporto, para mim desporto é algo mais intenso, com mais “power”, mas como a médica era o que aconselahava!! Ou era isso ou hidroginástica, que por incompatibilidade de horário também era impossível!! Portanto só me restava mesmo as caminhadas!! E eu pos os pés ao caminho, e tenho tentado fazer uma média de 2 a 3 por semana!!
Houve uma semana por falta de tempo e porque choveu sempre, acabei por não fazer, e digo-vos que senti bem  falta, as costas ressentiram-se logo e comecei a ter “cãibras” com frequência!! Por isso mesmo que chuva agora vou na mesma, tento fazer caminhadas de percurso moderada e com duração de 45 minutos a uma hora!! Nada de muito puxado, mas que tem ajudado muito mesmo nesta fase!! E tenho-me sentido mesmo bem!!

Exercícios recomendados:
- Caminhada;
- Ginástica moderada;
- Natação;
- Hidroginástica;
- Yoga;
- Bicicleta estática;

Exercícios proibidos:
- Desportos radicais e de alta competição;
- Basquetebol;
- Futebol;
- Esqui aquático;
- Ginástica de alto impacto;
- Hipismo;
- Voleibol;


Mas atenção esta é a minha experiência, e esta fase deve ser vivida de acordo com a vontade de cada uma, devem é aproveitar ao máximo e sentirem-se bem e felizes J J


Beijinhos,

Lipa ***

Sem comentários:

Enviar um comentário